Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > RUE On-line
Início do conteúdo da página
RUE On-line

DÚVIDAS FREQUENTES

CLIQUE NA PERGUNTA PARA OBTER A RESPOSTA

1. Qual foi a Portaria que aprovou o RUE-3ª Edição e quais são os prazos para entrada em vigor dos novos dispositivos inseridos ou modificados no regulamento?

2. Quando devem ser realizadas as inspeções de uniformes?

3. Onde encontro o modelo de Declaração de Não Semelhança de Uniformes e quem é o responsável por emitir esse documento?

4. Como funciona o código alfanumérico para a identificação dos uniformes?

5. Quais são os uniformes previstos no Exército Brasileiro e as suas devidas codificações?

6. Quais uniformes e peças foram criados?

7. Quais uniformes e peças foram extintos?

8. Quando iniciou o uso da nova gravata bege?

9. Qual a padronização do cadarço de identificação de OM?

10. Quando entraram em vigor os distintivos para o Quadro Técnico Temporário, Quadro Especial e Taifeiros?

11. Sou militar temporário e fui formado em um dos estágios existentes para oficial, sargento ou cabo. Nesse caso, posso usar algum distintivo referente à minha formação?

12. Para quais estabelecimentos de ensino, centros de instrução ou organizações militares foram criados, modificados ou adaptados distintivos de cursos ou estágios?

13. O que mudou nas insígnias plastificadas das Armas, Quadros, Serviços, postos e graduações, usadas na blusa de combate camuflada (9º uniforme)?

14. Quando posso usar o distintivo que foi criado para o CHQAO e para o CCAS e o novo distintivo do CAS?

15. Quando devo usar a plaqueta de identificação para militar em missão no exterior e o cadarço de identificação para militar em missão no exterior com a palavra “EXÉRCITO”? O distintivo de serviço no exterior ainda está em vigor?

16. Quais os distintivos que posso usar nos gorros com pala colorido, chapéu bandeirante, gorro de selva e gorro com pala camuflado?

17. Quais são as cores das boinas e coturnos em vigor?

18. Quais os distintivos que os subtenentes e sargentos de saúde devem usar?

19. Qual é a padronização da disposição dos distintivos e peças complementares nos uniformes?

20. O que mudou nos alamares nos tamanhos normal e reduzido?

21. Qual é o novo alamar e distintivos utilizados pelo Adjunto de Comando?

22. O que mudou no corte de cabelo dos Of, Cad, S Ten, Sgt, Alu, Cb e Sd do segmento masculino?

23. O que está previsto no RUE sobre acessórios como anéis, colares, pulseiras, uso de piercing, tatuagem, dentre outros?

24. Quais são os tipos de cabelo, de maquiagem, de brincos e as cores de esmalte para as unhas que o segmento feminino pode usar?

25. Estando uniformizado, posso usar óculos escuros ou de grau, relógio e celular?

26. O que o RUE determina quanto ao uso de equipamento de proteção para motociclista e ciclista fardados?

27. Posso usar guarda-chuva, mochila ou maleta, quando estiver fardado?

28. Qual o número máximo de condecorações que posso usar?

29. Caso tenha alguma proposta visando ao aperfeiçoamento do RUE, como funciona a sistemática referente ao processo de atualização do regulamento?
30. Como tenho acesso às Normas Técnicas da Diretoria de Abastecimento (D Abst), contendo a descrição das peças dos uniformes?

31. Quais os oficiais que podem usar a espada curva?

32. Onde estão regulados o uso e a confecção do braçal?

33. Posso me deslocar com o uniforme 9º B2 (blusa de combate camuflada, calça camuflada, boina e coturno) por todo o território nacional?

34. É possível destacar algumas irregularidades no uso de uniformes?

35. Posso utilizar o tecido de alta solidez para confecção do meu fardamento camuflado e existe prazo para o uso de uniformes que foram confeccionados com o tecido camuflado convencional?

36. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização na “antiga” Escola de Material Bélico? É vedado o uso pelos concludentes do CFS e do CAS, realizados nesse estabelecimento de ensino?

37. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização na “antiga” Escola de Comunicações? É vedado o uso pelos concludentes do CFS e do CAS, realizados nesse estabelecimento de ensino?

38. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização na Escola de Instrução Especializada? É vedado o uso pelos concludentes do CFS e do CAS, realizados nesse estabelecimento de ensino?

39. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização na Escola de Saúde do Exército? É vedado o uso pelos militares que concluíram os CFO, cursos de formação básica para concludentes do CFO, CFS e o CAS, realizados nesse estabelecimento de ensino?

40. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização na “antiga” Escola de Administração do Exército? É vedado o uso pelos concludentes do CFO do QCO e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares do EB, realizados tanto na antiga Escola de Administração do Exército quanto na Escola de Formação Complementar do Exército? É Vedado o uso pelos militares que concluíram o Curso de Especialização Básica para concludentes do CFO e do CGEM, realizados na EsFCEx?

41. Qual o distintivo usado pelos militares que realizaram cursos de especialização no Centro de Instrução de Aviação do Exército? É vedado o uso pelos militares que concluíram os CFS e o Curso de Especialização Básica para concludentes do CFS, realizados no Centro de Instrução de Aviação do Exército?

42. Qual o distintivo usado por militares possuidores do Curso de Mestre de Salto, que tenham servido, como instrutor ou monitor da formação básica paraquedista do CIPqdt GPB?

43. Quais as peças e acessórios que devem constar a tonalidade azul-celeste em sua composição e em qual data será obrigatório a correção da tonalidade nessas peças?

44. Qual é o distintivo a ser utilizado pelos oficiais que realizaram o Curso de Enfermagem?

45. Qual é o distintivo a ser utilizado pelos oficiais do QCO da especialidade Veterinária?

46. Sou militar da reserva remunerada. Em quais situações posso utilizar uniformes?

47. Quais complementos posso usar junto com a jaqueta branca, com o suéter branco e com o colete branco nos uniformes de saúde? 

48. Em quais atividades posso usar o 10º C2 (Busto Nú)?

49. Como posso utilizar o agasalho verde-oliva para o Treinamento Físico Militar?

50. Os cabos, taifeiros e soldados podem usar o 5º uniforme?

51. Até quando posso usar a japona de campanha do modelo antigo?

52. Quando será obrigatório o uso do cadarço de identificação de tipagem sanguínea no 9º uniforme?

53. Quais distintivos e insígnias podem ser colocados na blusa de combate camuflada leve?

54. Está autorizado o uso simultâneo do distintivo dos cursos do CIGS com a faixa semicircular do Estágio de Adaptação à Selva?

55. Está autorizado o uso simultâneo do distintivo do Curso Avançado de Montanhismo com o do Curso Básico de Montanhismo e/ou com a faixa semicircular do Estágio Básico do Combatente de Montanha; e do Curso Básico de Montanhismo com a faixa semicircular do Estágio Básico do Combatente de Montanha; e do Curso Básico de Montanhismo com a faixa semicircular do Estágio Básico do Combatente de Montanha?

56. Está autorizado o uso simultâneo do distintivo dos Estágios realizados no CIOpPan com a faixa semicircular do Estágio de Adaptação ao Pantanal?

57. Quantos distintivos de curso (Grupo D) posso utilizar com o distintivo de Comando, Chefia ou Direção?

58. Qual é a configuração correta do distintivo do Quadro de Engenheiros Militares?

59. Qual é o distintivo a ser utilizado pelos capelães?

Fim do conteúdo da página