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MINISTÉRIO DA DEFESA |
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PORTARIA – DECEx/C Ex Nº 462, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2022
O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do art. 10 do Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 9.171, de 17 de outubro de 2017, que regulamenta a Lei do Ensino no Exército; o inciso XI do art. 11 do Regulamento do Departamento de Educação e Cultura do Exército aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.788, de 7 de julho de 2022; e o art. 44 das Instruções Gerais para as Publicações Padronizadas do Exército – EB10-IG-01.002, aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 770, de 7 de dezembro de 2011, e que considerando o que consta nos Autos NUP nº 65338.007410/2022-39, resolve que:
Art. 1º Fica aprovado o Calendário Anual do Processo Seletivo, da Matrícula e da Realização do Curso de Habilitação a Mestre de Música em 2023, conforme o documento anexo, que com esta baixa.
Art. 2º Fica revogada a Portaria nº 343 – DECEx, de 3 de setembro de 2021.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor em 2 de janeiro de 2023.
1. FINALIDADE
Definir, para o ano de 2023, o calendário das atividades previstas nas Instruções Reguladoras do Processo Seletivo e da Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (IRPSM/CHMM – EB60-IR-22.001), bem como da sua realização e conclusão.
2. REFERÊNCIAS
a. Portaria nº 151 – EME, de 30 SET 11 – Normatiza o Curso de Especialização em Mestre de Música.
b. Portaria – EME/C Ex nº 280, de 18 DEZ 20 – Altera a denominação do Curso de Especialização de Mestre de Música para Curso de Habilitação a Mestre de Música.
c. Portaria – EME/C Ex nº 281, de 18 DEZ 20 – Estabelece as condições de funcionamento do Curso de Habilitação a Mestre de Música.
d. Portaria – EME/C Ex nº 305, de 7 JAN 21 – Aprova as Diretrizes Gerais para implementação da nova sistemática do Processo Seletivo e Habilitação à Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (EB20-D-01.080).
e. Portaria – EME/C Ex nº 605, de 3 DEZ 21 – Aprova o Plano de Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro para o ano de 2023 (PCE-EB/2023).
f. Portaria – EME/C Ex nº 815, de 25 JUL 22 – Altera as Diretrizes Gerais para implementação da nova sistemática do Processo Seletivo e Habilitação à Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (EB20-D-01.080), aprovadas pela Portaria – EME/C Ex nº 305, de 7 JAN 21.
g. Portaria nº 319 – DGP, de 21 DEZ 17 – Aprova as Normas para a Seleção de Militares para Cursos de Especialização e Extensão e Estágios Gerais no Exército Brasileiro.
h. Portaria – DGP/C Ex nº 406, de 18 JUL 22 – Aprova as Normas para Seleção de Militares e Aplicação de Cursos e Estágios (EB30-N-40.005), 1ª Edição, 2022.
i. Portaria – DECEx/C Ex nº 461, de 13 DEZ 22 – Aprova as Instruções Reguladoras do Processo Seletivo e da Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (IRPSM/CHMM – EB60-IR-22.001).
3. UNIVERSO DE SELEÇÃO
a. Subtenentes Músicos (S Ten Mus) e Primeiros-Sargentos Músicos (1º Sgt Mus) da ativa do Exército Brasileiro que pertençam ao universo de seleção e preencham os pré-requisitos constantes da Portaria nº 151 – EME, de 30 SET 11, alterada pela Portaria – EME/C Ex nº 281, de 18 DEZ 20.
b. O S Ten Mus ou 1º Sgt Mus, voluntário, deve observar, em especial, o que consta nos capítulos II e III da Portaria DGP/ C Ex nº 406, de 18 JUL 22, além dos demais assuntos constantes na referida portaria, visando ao seu cumprimento.
4. CALENDÁRIO ANUAL DO PS/CHMM/2023
Nº de ordem |
Responsável |
Evento |
Prazo |
1 |
Candidatos |
Inscrição dos candidatos ao PS/CHMM/2023 via sítio Portal de Educação do Exército http://www.portalde educacao.eb.mil.br/academico. |
2 JAN 23 a 10 FEV 23 |
2 |
OM dos Candidatos/ Candidatos |
Data limite para envio do DIEx contendo a Ficha de Inscrição do candidato, assinada por ele e por seu comandante de OM. |
17 FEV 23 |
Solicitação para mudança de OMSE, após a escolha pelo candidato no ato de sua inscrição on-line, desde que seja feita por intermédio de documento oficial, assinado pelo Comandante do militar e enviado à EsSLog. |
24 FEV 23 |
||
3 |
EsSLog |
Remessa à DETMil da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2023, por Gu Exm, para publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. |
Até 10 MAR 23 |
4 |
DETMil |
Remessa ao DECEx da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2023, por Gu Exm, para a publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. |
Até 17 MAR 23 |
5 |
DECEx |
Remessa ao DGP da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2023, por Gu Exm, para a publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. |
Até 24 MAR 23 |
6 |
DGP |
Publicação no Adt Bol DCEM da relação dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2023, por Gu Exm, e autorização para deslocamento. |
Até 26 ABR 23 |
7 |
RM/DE (Gu Exm) |
Informação aos candidatos que estão relacionados para o PS/CHMM/2023 sobre as respectivas OMSE, via documento oficial, remetido às OM onde estejam servindo. |
Até 3 MAIO 23 |
8 |
Nomeação das CAF para a realização do PS/CHMM/2023. |
||
9 |
EsSLog/ CEADEx |
Disponibilização, no sítio Portal de Educação do Exército http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/academico da relação dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2023. |
|
10 |
OM dos Candidatos/ Candidatos |
Solicitação de cancelamento de inscrição à EsSLog, via documento oficial, conforme previsto nas IRPSM/CHMM. |
Até 9 MAIO 23 |
11 |
RM/DE (Gu Exm) |
Informação à EsSLog a respeito da composição das CAF para realização do PS/CHMM/2023, informando número do telefone e e-mail dos integrantes. |
|
12 |
EsSLog |
Remessa das provas e das instruções (Ordem de Serviço) de aplicação do PS/CHMM/2023 para as Gu Exm. |
Até 12 MAIO 23 |
13 |
OM dos Candidatos/ Candidatos |
Passagem do candidato à disposição do DECEx por 30 (trinta) dias, visando à preparação e realização do PS/CHMM/2023. |
15 MAIO 23 a 13 JUN 23 (inclusive) |
14 |
RM/DE (Gu Exm)/ CAF |
Data limite para a alteração da CAF e informar "UU" o número do telefone e e-mail dos integrantes da CAF à EsSLog, caso haja alteração. |
Até 26 MAIO 23 |
Nº de ordem |
Responsável |
Evento |
Prazo |
15 |
RM/DE (Gu Exm)/ CAF |
Informação "UU" à EsSLog, por DIEx, acusando o recebimento dos malotes (via Correios), contendo as instruções (Ordem de Serviço) e as provas (EI) do PS/CHMM/2023. |
26 MAIO 23 |
16 |
EsSLog |
Nomeação das Equipes de Auditoria e de Correção das provas (EI) do PS/CHMM/2023. |
|
17 |
Candidatos/ Gu Exm/ CAF |
Realização da prova do Exame Intelectual do PS/CHMM/2023. |
13 JUN 23 |
18 |
Gu Exm/ CAF |
Remessa à EsSLog dos cartões-resposta, folha-relatório e folha-presença do PS/CHMM/2023 e informação à EsSLog, por DIEx, dos códigos de rastreamento dos malotes "UU". |
14 JUN 23 |
19 |
EsSLog/ CEADEx |
Divulgação do gabarito das provas, no sítio da EsSLog na internet e no sítio Portal de Educação do Exército http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/academico. |
16 JUN 23 |
20 |
Candidato |
Pedido de interposição de recurso contra as respostas do gabarito das provas, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir de sua divulgação. |
Até 20 JUN 23 (Inclusive) |
21 |
EsSLog |
Resultado dos pedidos de interposição de recurso contra o gabarito das provas, enviado para o e-mail do candidato. |
Até 30 JUN 23 |
22 |
Auditoria e correção das provas do PS/CHMM/2023 e informação desse resultado à DETMil. |
Até 7 JUL 23 |
|
23 |
Publicação em BI, remessa à DETMil e disponibilização do resultado dos aprovados e classificados e aprovados e não classificados, dentro do número de vagas estipuladas pelo EME, na página da EsSLog na internet e no sítio Portal de Educação do Exército http://www.portalde educacao.eb.mil.br/academico. |
Até 7 JUL 23 |
|
24 |
Envio à DETMil da relação de músicos solicitados para apoiar o CHMM/2023. |
||
25 |
DETMil |
Informação ao DECEx sobre os resultados das provas do PS/CHMM/2023. |
Até 14 JUL 23 |
26 |
Envio ao DECEx da relação de músicos solicitados para apoiar o CHMM/2023. |
||
27 |
DECEx |
Informação ao DGP sobre os resultados das provas do PS/CHMM/2023. |
Até 21 JUL 23 |
28 |
Envio ao Comando Militar do Leste (CML) da relação de músicos, ou bandas de música, solicitados para Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) ao CHMM/2023. |
||
29 |
OM dos Candidatos/ Candidatos |
Solicitação à EsSLog, por uma única vez, em caráter excepcional, o adiamento da Matrícula conforme previsto nas IRPSM/CHMM. |
Até 25 JUL 23 |
30 |
EsSLog |
Solução da solicitação do candidato, em caráter excepcional, do adiamento da matrícula e informar a OM do solicitante e ao DGP, via canal de comando. |
Até 28 JUL 23 |
31 |
Solicitação ao DGP, via canal de comando, a respeito da possibilidade de se convocar o próximo militar majorado da relação de aprovados e não classificados, com maior grau, observando criteriosamente a data de início do CHMM/2023. |
Até 4 AGO 23 |
|
32 |
Envio de mensagem de caráter pessoal, via e-mail / via Portal de Educação do Exército http://www.portalde educacao.eb.mil.br/academico, aos candidatos reprovados, com os resultados de todas as provas por eles realizadas. |
||
33 |
DGP |
Publicação da autorização para deslocamento dos militares designados para a realização do CHMM/2023, na EsSLog. |
Até 11 AGO 23 |
34 |
CML |
Designação dos músicos solicitados pela EsSLog para comporem a banda de música daquela Escola, que funcionará, em apoio, durante o CHMM/2023. |
Nº de ordem |
Responsável |
Evento |
Prazo |
35 |
EsSLog/ Alunos |
Apresentação na EsSLog dos militares designados para Matrícula no CHMM/2023 e dos músicos designados para comporem a banda de apoio. |
Até 13 SET 23 |
36 |
Realização do CHMM/2023. |
18 SET 23 a 3 NOV 23 |
|
37 |
EsSLog |
Remessa à DETMil dos resultados do CHMM/2023. |
10 NOV 23 |
38 |
Cadastro das notas finais do CHMM/2023 na ficha do SiCaPEx dos alunos. |
||
39 |
DETMil |
Remessa ao DECEx dos resultados do CHMM/2023. |
17 NOV 23 |
40 |
DECEx |
Remessa ao DGP do resultado do CHMM/2023. |
24 NOV 23 |
41 |
DGP/DCEM |
Publicação do resultado final do CHMM/2023. |
1º DEZ 23 |
1. Conhecimentos Musicais Gerais
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. A Teoria Básica em Geral:
1) escalas em geral;
2) noções de contraponto de 1ª a 5ª espécie;
3) prosódia musical;
4) noções de acústica;
5) vozes e o quarteto vocal clássico;
6) noções de dodecafonismo;
7) série harmônica;
8) compassos;
9) intervalos e acordes;
10) transposição;
11) ornamentos;
12) dinâmica, sinais de intensidade;
13) andamentos;
14) síncope e contratempo;
15) ligadura e ponto de aumento;
16) fermata, linha de 8ª, legato e staccato; e
17) semitom, tom e alterações.
b. A Harmonia Elementar (vocal) e Funcional (instrumental), bem como suas Regras Convencionais.
c. Períodos da História da Música:
1) a Antiguidade: origem da música, a música vocal, os salmos bíblicos, o canto e os primeiros instrumentos musicais;
2) a Idade Média: os Hinos e Cânticos, o Canto Gregoriano (Cantochão) e a Escrita Musical – Guido D' Arezzo;
3) a Renascença: o estilo renascentista e os Mestres Franco – Flamengos, a evolução do Canto e o Canto à Capela – Giovani da Palestrina;
4) o Barroco: o Canto Individual, a melodia acompanhada, as grandes orquestras – Cláudio Monteverdi, o Rococó, a Fuga – Johann Sebastian Bach e Georg Friederich Häendel;
5) o Classicismo: a perfeição da forma musical, a Ópera Séria, a arte em controvérsia – Mozart e a música em transição – Beethoven;
6) o Romantismo: a liberdade de criar, o Nacionalismo Romântico, o Impressionismo e os compositores notáveis e suas obras; e
7) o Modernismo: o Politonalismo, o Dodecafonismo, a Música Séria e os compositores notáveis e suas obras.
2. Instrumentação
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Extensão dos instrumentos que compõem a banda categoria "A".
b. Função dos instrumentos dentro da banda.
c. Transposição escrita dos instrumentos.
d. Relação entre a notação escrita e o som real dos instrumentos.
e. Distribuição para banda de música de trecho musical escrito para piano.
f. Extensão real em relação à escrita dos instrumentos.
g. Localização das extensões instrumentais dentro da Escala Geral.
3. Canto Modulante
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Os movimentos melódicos e harmônicos.
b. Regras para utilização de 5ª e 8ª atingidas por movimentos diretos.
c. Intervalos, acordes, graus.
d. A extensão das partes.
e. Dobramentos, encadeamentos e resoluções dos acordes de 3, 4 e 5 sons.
f. Notas melódicas.
g. Cifragem.
h. Modulações.
i. Cadências harmônicas e suas variações.
j. Marcha harmônica.
K. Notas melódicas e retardos.
4. Transcrição
Responder a questões objetivas sobre afinação, extensão, sons escritos e sons reais (transposição), e correspondência entre os diversos instrumentos que compõem uma banda de música Categoria "A" do Exército Brasileiro e os instrumentos da orquestra. Analisar partituras de orquestras para solucionar questões objetivas sobre a música que cada instrumento deveria tocar, em qual a tonalidade e onde deveria ser escrita (região da escala geral e clave) para se atingir o efeito mais próximo possível do original orquestral.
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Extensão dos instrumentos que compõem a banda de música categoria "A".
b. Equivalência dos instrumentos da banda de música com os instrumentos da orquestra.
c. Transposição escrita dos instrumentos.
d. Relação entre a notação escrita e o som real dos instrumentos.
e. Distribuição para banda de música de trecho musical escrito para orquestra.
f. Extensão real em relação à escrita dos instrumentos.
g. Localização das extensões instrumentais dentro da Escala Geral.
1. ASSUNTO:
2. DATA:
3. NOME DO CANDIDATO:
4. ASSINATURA DO CANDIDATO:
5. Nº DA QUESTÃO/ITEM CUJO RECURSO FOR INTERPOSTO:
6. RESPOSTA DO CANDIDATO:
7. ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E CONSISTENTE:
OBSERVAÇÕES:
1. usar um formulário para cada questão/item;
2. o recurso deve ser encaminhado conforme o § 2º, do art. 45 das IRPSM/CHMM; e
3. fundamentar citando a fonte, de acordo com as referências bibliográficas (constantes do Anexo C à esta Portaria), informando a página da publicação onde se encontra a referida fundamentação.
1. Conhecimentos Musicais Gerais
ALMADA, Carlos. Curso de Harmonia Funcional. Campinas-SP. Unicamp, 2009.
ALVES, Carlos Gesner. Curso Básico de Harmonia. Ed. 2010.
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Tradução, Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1986.
GOMES, Alan. Curso de Harmonia. Brasília-DF. BSB Music.
GROUT, Donald e J. PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Gradiva. 5ª Ed. 2007.
GUEST, Ian. Harmonia, v.1. Rio de Janeiro. Lunimar.
_______. Harmonia, v.2. Rio de Janeiro. Lunimar.
_______. Harmonia, v.3. Rio de Janeiro. Lunimar.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed. 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 1979.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 1987.
SILVA, José Paulo da. Manual de Harmonia. 5ª Ed. Corrigida e Aumentada, 1958. Rio de Janeiro.
_______. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
_______. Curso de Contraponto. 4ª Ed. Corrigida, 1983. Rio de Janeiro. Edições COOMUSA.
2. Instrumentação
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas-SP. Unicamp, 2000.
GUEST, Ian. Arranjo Método Prático – Vol. 1. Editado por Almir Chediak.
JARDIM, Marcelo. Pequeno Guia Prático Para o Regente de Banda Vol I. (http://www. funarte.gov.br/edicoes-funarte-de-partituras-para-banda).
LACERDA, Osvaldo. Regras de Grafia Musical. Brasil: Irmãos Vitale. 1974.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5 Ed. 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
SILVA, José Paulo da. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
3. Canto Modulante
ALMADA, Carlos. Curso de Harmonia Funcional. Campinas-SP. Unicamp, 2009.
ALVES, Carlos Gesner. Curso Básico de Harmonia. Ed. 2010.
HINDEMITH, Paul. Harmonia tradicional. Irmãos Vitale Editores. 2020.
LIMA, Marisa R. R. Harmonia – Uma abordagem prática. Jefte. 2 Ed. 2008
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed. 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 1979.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 1987.
SILVA, José Paulo da. Manual de Harmonia. 5ª Ed. Corrigida e Aumentada, 1958. Rio de Janeiro.
_______. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
4. Transcrição
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas-SP. Unicamp, 2000.
GUEST, Ian. Arranjo Método Prático – Vol. 1. Editado por Almir Chediak.
JARDIM, Marcelo. Pequeno Guia Prático Para o Regente de Banda Vol I. (http://www. funarte.gov.br/edicoes-funarte-de-partituras-para-banda).
LACERDA, Osvaldo. Regras de Grafia Musical. Brasil: Irmãos Vitale. 1974.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed. 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
SILVA, José Paulo da. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.