EB20-RO-04.041

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

Portaria-EME/C Ex nº 190, de 27 de junho de 2019.

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XI, do art. 4º, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (EB10-R-01.007), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.053, de 11 de julho de 2018, e em conformidade com o § 2º do art. 7º, combinado com o Bloco nº 3, do Anexo B das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 233, de 15 de março de 2016, resolve:

Art. 1º Aprovar os Requisitos Operacionais do Conjunto Viatura Tratora de Transporte Não Especializada e Viatura Semirreboque Especializada Porta Contêiner de Vinte Pés para o Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.041), 1ª Edição, 2019, que com esta baixa.

Art. 2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.


REQUISITOS OPERACIONAIS DO CONJUNTO VIATURA TRATORA DE TRANSPORTE NÃO ESPECIALIZADA E VIATURA SEMIRREBOQUE ESPECIALIZADA PORTA CONTEINER DE VINTE PÉS PARA O SISTEMA DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (EB20-RO-04.041).

ÍNDICE DE ASSUNTOS

TÍTULO

REFERÊNCIAS

DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS

REQUISITOS OPEERACIONAIS ABSOLUTOS

REQUISITOS OPEERACIONAIS DESEJÁVEIS

GLOSSÁRIO - ABREVIATURAS E SIGLAS

1.TÍTULO

Requisitos Operacionais do Conjunto Viatura Tratora de Transporte não Especializada e Viatura Semirreboque Especializada Porta Contêiner de Vinte Pés para o Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.041), lº Edição, 2019.

2.REFERÊNCIAS

a. Portaria nº 467-EME, de 3 NOV 16, que aprova a Diretriz de Criação da Compreensão das Operações (COMOP) nº 07/2016, O Sistema de Artilharia de Campanha.

b. Condicionantes Doutrinárias e Operacionais nº 001/2017 (CONDOP nº 001/2017) - Sistema de Artilharia de Campanha (SAC).

c. CONDOP nº 008/2017 - Subsistema Logística do Sistema de Artilharia de Campanha (SAC).

3. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS

3.1 REQUISITOS OPERACIONAIS ABSOLUTOS (ROA)

ROA 1 - Possuir autonomia, em estrada pavimentada, superior a 500 km (quinhentos quilômetros), sem utilização de tanques complementares. (Peso nove)

ROA 2 - Desenvolver, com carga máxima, velocidade de 90 km/h (noventa quilômetros por hora) em rodovia pavimentada. (Peso oito)

ROA 3 - Possuir guindaste com capacidade de içamento de, pelo menos, 30 t (trinta toneladas). (Peso oito)

ROA 4 - Possuir todo ferramental e acessórios para a manutenção de 1º (primeiro) escalão. (Peso dez)

ROA 5 - Possuir todo o Suporte Logístico Integrado (SLI), o qual contará com a documentação em língua portuguesa, treinamento em operação e manutenção, ferramentas e equipamentos especiais, suporte técnico e capacitação de pessoal. (Peso dez)

ROA 6 - Possuir seus meios de comunicação e seu Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS) padronizados pelo SAC. (Peso dez)

ROA 7 - Possuir sistemas de freios de serviço e de estacionamento eficientes, mesmo quando molhados. (Peso dez)

ROA 8 - Ser capaz a Viatura Semirreboque Especializada de transportar até 2 (dois) contêineres de 20 (Vinte) pes carregados com munição 105 mm (cento e cinco milímetros) e/ou 155 mm (cento e cinquenta e cinco milímetros). (Peso dez)

ROA 9 - Possuir dispositivo montado nas rodas que permita o deslocamento da Viatura, em condições de segurança, mesmo quando os pneus forem perfurados. (Peso nove)

ROA 10 - Possuir sistema de iluminação militar que permita o deslocamento da Viatura com disciplina de luzes. (Peso dez)

ROA 11 - Possuir manuais de operação, de manutenção até o 42 (quarto) escalão, carta-guia de lubrificação, catálogo de peças e livro registro de Viatura, todos escritos em língua portuguesa. (Peso dez)

ROA 12 - Ser pintada nas cores e padrões estabelecidos pelo Exército Brasileiro. (Peso oito)

ROA 13 - Possuir mobilidade em deslocamento através campo. (Peso oito)

ROA 14 - Possuir equipamento manual ou eletrônico que possibilite ao motorista operar o guindaste do lado de fora da Viatura. (Peso dez)

ROA 15 - Possuir extintor ou extintores de incêndio com carga para debelar início de incêndio na Viatura e na munição transportada. (Peso nove)

ROA 16 - Ser operada e manutenida em todo o Território Nacional, sob quaisquer condições climáticas, de dia e de noite. (Peso dez)

ROA 17 - Possuir capacidade de trafegar em terreno variado. (Peso dez)

ROA 18 - Possuir sistema de transmissão que, caso não tenha tração em todas as rodas, permita o uso seletivo de tração, com acionamento interno da Viatura. (Peso dez)

ROA 19 - Possuir, no compartimento do motorista, cinto de segurança com fixação em, no mínimo, 3 (três) pontos. (Peso oito)

ROA 20 - Atender aos preceitos regulamentares dos órgãos oficiais nacionais de trânsito nos aspectos relacionados a iluminação, sinalização e segurança. (Peso sete)

ROA 21 - Apresentar ergonomia adequada a operação de seus diversos equipamentos. (Peso sete)

ROA 22 - Possuir sistema de ar-condicionado capaz de manter, no interior da Viatura, as condições de conforto térmico e de funcionamento eficiente dos equipamentos eletrônicos. (Peso oito)

ROA 23 - Possuir caixa de transmissão automática. (Peso dez)

ROA 24 - Apresentar os seguintes índices durante os primeiros 30.000 km (trinta mil quilômetros), percorridos de acordo com o quadro abaixo: (Peso dez)

a. Confiabilidade: apresentar Quilometragem Média entre Falhas (QMEF) superior a 6.000 km (seis mil quilômetros),

b. Manutenabilidade: exigir menos de 120 Hh (cento e vinte homens-hora) de manutenção corretiva, excetuando-se os serviços de lº (primeiro) escalão, e

c. Disponibilidade lnerente: possuir índice de disponibilidade inerente igual ou superior a 90% (noventa por cento).

3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)

ROD l - Possuir blindagem básica que ofereça proteção na cabine da viatura a penetração de projetis 7,62 x 51 milímetros (sete vírgula sessenta e doiS por cinquenta e um milímetros), disparados com elevação de Oº a 309 (zero a trinta grauS) a 30 m (trinta metros). (Peso seis)

ROD l - Possuir blindagem básica que ofereça proteção na cabine da viatura a penetração de projetis 7,62 x 51 milímetros (sete vírgula sessenta e dois por cinquenta e um milímetros), disparados com elevação de Oº a 309 (zero a trinta grauS) a 30 m (trinta metros). (Peso seis)

ROD 2 - Possuir sistema central para controle de pressão dos pneus, comandado pelo motorista, sem que ele precise sair da viatura. (Peso seis)


GLOSSÁRIO

ABREVIATURAS E SIGLAS