EB20-RO-04.047

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

Portaria nº 229-EME, de 16 de outubro de 2018

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XI, do art. 4º, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (EB10-R-01.007), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.053, de 11 de julho de 2018, e em conformidade com o § 2º do art. 7º, combinado com o Bloco nº 3, do Anexo B das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 233, de 15 de março de 2016, resolve:

Art. 1º Ficam aprovados os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada Especial de Engenharia, Média Sobre Rodas (EB20-RO-04.047), 1ª Edição, 2018, que com esta baixa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

1. TÍTULO

Requisitos operacionais da viatura blindada especial de engenharia - média sobre rodas (vbe eng - msr) (EB20-RO-04-047), 1ª Edição, 2018.

2. REFERÊNCIAS

a. Condicionantes Doutrinárias e Operacionais nº 020/2018 - Viaturas Blindadas Sobre Rodas do Exército Brasileiro, aprovadas pela Portaria nº 66/COTER, de 18 de junho de 2018.

b. Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), 1ª edição, aprovadas pela Portaria nº 233, de 15 de março de 2016.

c. Requisitos Operacionais Básicos nº 01/11, Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP - MR), aprovados pela Portaria nº 4, de 20 de janeiro de 2011, do EME.

d. Requisitos Técnicos Básicos (EB80-RT-76.032), Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP - MR), homologados pela Portaria nº 102, de 4 de dezembro de 2015, do DCT.

3. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS

3.1 REQUISITOS OPERACIONAIS ABSOLUTOS (ROA)

ROA 1 - Ser operada e manutenida, no mínimo, durante o dia e a noite, em diferentes tipos de missões, sob quaisquer condições climáticas na área operacional de emprego do ExÉrcito Brasileiro. (Peso dez)

ROA 2 - Possuir sistema de freios de serviço e de estacionamento que sejam eficientes mesmo quando molhados, com qualquer dos implementos de engenharia acoplados a viatura. (Peso dez)

ROA 3 - Possuir, no mínimo, os seguintes indicadores e medidores que permitam ao motorista receber informações sobre o funcionamento dos sistemas vitais da viatura, que permitam fácil visualização: (Peso dez)

a) velocímetro,

b) odômetro total e parcial,

c) tacômetro,

d) manômetro do óleo do motor (lâmpada espia e alarme sonoro),

e) indicador de carga da bateria,

f) indicador da temperatura do óleo da caixa de transmissão automática,

g) indicador da temperatura da água do sistema de arrefecimento,

h) indicador do nível de combustível,

i) indicador de direção e advertência,

j) indicador de farol alto,

k) indicador de disciplina de luzes,

l) indicador de baixa pressão do ar de serviço (lâmpada espia e alarme sonoro),

m) indicador de rampa, portas e escotilhas abertas (lâmpada espia e alarme sonoro), e

n) indicador de inclinação longitudinal e transversal da viatura.

ROA 4 - Ser capaz de receber e operar implementos intercambiáveis para trabalhos de engenharia. (Peso dez)

ROA 5 - Possuir raio de giro de, no máximo, 12 m (doze metros). (peso oito)

ROA 6 - Ser capaz de trafegar com segurança e com boa mobilidade em rodovias das classes: especial, 1 (um), 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro) e através campo, considerando a viatura acoplada a um de seus implementos de engenharia. (Peso dez)

ROA 7 - Possuir sistema de direção com redundância, ambos assistidos. (Peso oito)

ROA 8 - Possuir trem de rolamento, no mínimo, do tipo 6x6 (seis por seis). (Peso dez)

ROA 9 - Apresentar ergonomia adequada a operação de seus diversos equipamentos. (Peso sete)

ROA 10 - Transpor, com carga máxima e sem implementos, rampa longitudinal com inclinação mínima de 40% (quarenta por cento) de frente e de re, com os sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais de trabalho, subindo e descendo, de frente e de ré. (Peso dez)

ROA 11 - Transpor, com carga máxima e com implemento, rampa longitudinal com inclinação mínima de 20 % (vinte por cento), com os sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais de trabalho, subindo e descendo, de frente e de ré. (Peso dez)

ROA 12 - Transpor, com carga máxima e sem implementos, rampa lateral com inclinação mínima de 30% (trinta por cento), com os sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais de trabalho, transitando inclinada a direita e a esquerda. (Peso dez)

ROA 13 - Transpor, com carga máxima e com implemento, rampa lateral com inclinação mínima de 10% (dez por cento), com os sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais de trabalho, transitando inclinada a direita e a esquerda. (Peso dez)

ROA 14 - Traspor degrau mínimo de 0,50 m (zero vírgula cinquenta metros), sem implementos e com carga máxima. (Peso dez)

ROA 15 - Transpor degrau mínimo de 0,30 m (zero vírgula trinta metros), com implemento e com carga máxima, em marcha a frente e a ré. (Peso dez)

ROA 16 - Ultrapassar vão horizontal (trincheira) mínimo de 1,30 m (um vírgula trinta metros), sem implementos e com carga máxima. (Peso dez)

ROA 17 - Ultrapassar vão horizontal (trincheira) mínimo de 0,70 m (zero vírgula setenta metros), com implemento e carga máxima. (Peso dez)

ROA 18 - Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo KC-390 ou similar. (Peso dez)

ROA 19 - Possuir caixa de transmissão automática. (Peso dez)

ROA 20 - Desenvolver, com carga máxima e sem implementos, velocidade superior a 80 km/h (oitenta quilômetros por hora) em rodovia plana da classe 2 (dois). (Peso dez)

ROA 21 - Desenvolver, com carga máxima e com implemento, velocidade superior a 30 km/h (trinta quilômetros por hora) em rodovia plana da classe 2 (dois). (Peso dez)

ROA 22 - Possuir autonomia igual ou superior a 600 km (seiscentos quilômetros), sem implementos, em estrada plana pavimentada, sem a utilização de reservatórios suplementares ou portáteis de combustível. (Peso dez)

ROA 23 - Sustentar velocidade mínima compatível com a velocidade de marcha da tropa a pe. (Peso nove)

ROA 24 - Possuir motor localizado na parte dianteira da viatura. (Peso dez)

ROA 25 - Possuir motor alimentado a óleo diesel. (Peso dez)

ROA 26 - Possuir sistema de transmissão que permita o uso seletivo da tração, com acionamento no compartimento do motorista. (Peso sete)

ROA 27 - Possuir sistema elétrico de 24 V (vinte e quatro volts) nominais. (Peso dez)

ROA 28 - Possuir extintores de incêndio com carga suficiente para debelar início de incêndio nos compartimentos do motor e da tropa embarcada. (Peso nove)

ROA 29 - Possuir sistema automático anti-incêndio no compartimento do motor e sistema anti-explosão no compartimento da guarnição. (Peso nove)

ROA 30 - Possuir sistema de ar condicionado capaz de manter, no interior da viatura, as condições de conforto térmico e de funcionamento eficiente dos equipamentos eletrônicos. (Peso oito)

ROA 31 - Possuir dispositivo auxiliar de frenagem de serviço (freio motor ou retardador). (Peso oito)

ROA 32 - Possuir eficientes sistema de ventilação forçada no compartimento da tropa embarcada. (Peso nove)

ROA 33 - Possuir eficientes sistema de exaustão forçada no compartimento da tropa embarcada para remoção dos gases provenientes dos tiros do armamento e do acionamento do sistema anti-incêndio e anti-explosão. (Peso nove)

ROA 34 - Possuir sistema automático para enchimento e esvaziamento de pneus, com válvulas externas protegidas contra sujeira e barro, comandado do compartimento do motorista. (Peso nove)

ROA 35 - Possuir sistema de iluminação militar, que permita o deslocamento da viatura com disciplina de luzes.(Peso dez)

ROA 36 - Possuir dispositivo montado nas rodas que permita o deslocamento da viatura, em condições de segurança, mesmo quando os pneus forem perfurados. (Peso dez)

ROA 37 - Possuir sistema de bombas com acionamento automático e opção de acionamento manual para esgotamento d'água que porventura penetre na viatura durante a travessia de cursos dªágua. (Peso dez)

ROA 38 - Possuir ferramental para a manutenção de nível do operador (lº escalão) da viatura, dos implementos, do sistema de armas e do sistema de Comando e Controle, acondicionado em local adequado e de fácil acesso na viatura. (Peso sete)

ROA 39 - Possuir alças de amarração para o seu transporte multimodal, içamento e reboque rodoviário. (Peso oito)

ROA 40 - Possuir, na parte traseira, engate ou sistema equivalente, definido pelo Exército Brasileiro, compatível com dispositivos rígidos e flexíveis, que permita tracionar viaturas reboque ou do mesmo tipo e a acoplagem de um sistema de lançamento de serpente explosiva ou sistema de lançamento de minas AC. (Peso dez)

ROA 4l - Possuir suporte externo para 2 (dois) camburões de 20 l (vinte litros) padronizados pelo EB. (Peso sete)

ROA 42 - Possuir fixadas em local adequado, ferramentas de sapa e cabos de aço ou fita de poliéster, padronizados pelo EB, para rebocar outras viaturas. (Peso sete)

ROA 43 - Possuir arranjo físico interno que propicie conforto e segurança à guarnição do carro. (Peso oito)

ROA 44 - Possuir portas ou escotilhas para o embarque e o desembarque do motorista e do comandante da viatura, com travamento interno. (Peso oito)

ROA 45 - Possuir escotilhas no teto, que permitam o acesso da guarnição a parte superior da viatura. (Peso dez)

ROA 46 - Possuir manuais de operação, manual de manutenção ate' 29 escalão, carta-guia de lubrificação, catálogo de peças da viatura e dos implementos, alem do livro de registro da viatura, todos escritos em língua portuguesa. (Peso oito).

ROA 47 - Ser pintada nas cores e padrão estabelecidos pelo Exército Brasileiro. (Peso nove)

ROA 48 - Possuir comando único para o sistema de navegação e, tambem, comandos individuais para os subsistemas que o constituem. (Peso dez)

ROA 49 - Possuir comando único para os implementos e, também, comandos individuais para os subsistemas que os constituem. (Peso dez)

ROA 50 - Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar sem implementos com facilidade em rios com correntezas de até 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso oito)

ROA 51 - Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias aquáticas sem correnteza. (Peso oito)

ROA 52 - Ser anfrbia(fluvial), sem implementos, e com preparação cujo tempo necessário deverá ser inferior a 207 (vinte minutos). (Peso dez)

ROA 53 - Transpor, com implemento e sem preparação, cursos d' água de até 1,10 m (um vírgula dez metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)

ROA 54 - Atender aos preceitos regulamentares dos órgãos oficiais nacionais de trânsito nos aspectos relacionados a iluminação, sinalização e segurança. (Peso sete)

ROA 55 - Possuírem os componentes do sistema de iluminação interna e externa, adequada proteção contra choques mecânicos. (Peso sete)

ROA 56 - Possuir farol de trabalho direcionável (Peso sete).

ROA 57 - Possuir blindagem básica do chassi que ofereça proteção em toda a viatura, excluindo o piso e o sistema de armas, a penetração de projetis 7,62 mm Pf (sete vírgula seis dois milímetros perfurante), disparados a 30 m (trinta metros) da viatura. (Peso dez)

ROA 58 - Possuir blindagem básica do chassi que ofereça proteção na parte frontal, num arco mínimo de 302 (trinta graus), a penetração de projetis 12,7 mm Pf (doze vírgula sete milímetros perfurante), disparados a 100 m (cem metros) da viatura, de forma a aumentar a sua proteção blindada e não prejudicar a operação dos implementos. (Peso dez)

ROA 59 - Possuir blindagem básica que ofereça proteção em toda a viatura, excluindo-se o sistema de armas, a penetração de estilhaços de granadas de artilharia de 155 mm (cento e cinquenta e cinco milímetros), com explosão a 80 m (oitenta metros) da viatura. (Peso dez)

ROA 60 - Possuir blindagem básica que ofereça proteção na parte inferior contra a explosão de minas de ate' 6 kg (seis quilogramas) de alto-explosivo (HE) “high explosive” sob qualquer roda da viatura. (Peso dez)

ROA 61 - Possuir condições de receber blindagem adicional externa de placas em toda a carcaça de forma a aumentar sua proteção blindada e não prejudicar a operação e o movimento dos implementos. (Peso oito)

ROA 62 - Possuir condições de receber blindagem adicional interna, sem prejudicar a operação dos implementos, nos compartimentos do motorista e de combate, que aumente a capacidade de sobrevivência da tropa embarcada e da guarnição, protegendo-a de estilhaços que penetrem a blindagem externa, decorrentes do impacto direto de granadas de 25 mm (vinte e cinco milímetros), minas anticarro e estilhaços de granadas de artilharia. (Peso nove)

ROA 63 - Possuir o compartimento do motorista banco com regulagem horizontal e vertical, com dispositivo de descida rápida. (Peso oito)

ROA 64 - Possuir o compartimento do comandante banco com regulagem vertical, com mecanismo de emergência que permita rápido rebaixamento. (Peso oito)

ROA 65 - Possuir bancos para toda a tripulação com cintos de segurança com fixação, no mínimo, em 4 (quatro) pontos. (Peso oito)

ROA 66 - Possuir o compartimento do motorista e do comandante do carro, dispositivos de visão diurna e noturna, com ângulo de visão que permita ao motorista conduzir a viatura com segurança, e possibilite ao comandante a observação do terreno próximo ao blindado, quando operando com a escotilha fechada. (Peso dez)

ROA 67 - Possuir o compartimento do motorista escotilha com sistema de abertura, fechamento e trancamento eficiente, operável por um combatente. (Peso oito)

ROA 68 - Possuir infraestrutura para a instalação dos equipamentos de Comando e Controle em uso no Exército Brasileiro, para o escalão ao qual a viatura se destina. (Peso dez)

ROA 69 - Possuir conjuntos de baterias principal e de emergência, que possibilite a partida do motor da viatura, a operação do Sistema de Comando e Controle e a operação de outros sistemas, mesmo quando o conjunto principal estiver sem carga. (Peso oito)

ROA 70 - Possuir um sistema de intercomunicadores para a guarnição da viatura. (Peso dez)

ROA 7l - Possuir bornes para conexão de telefone externo acoplado ao sistema de comunicações e aos intercomunicadores da guarnição. (Peso oito)

ROA 72 - Exigir menos de 200 (duzentos) homem-hora de manutenção corretiva, excetuando-se as atividades de manutenção de lº escalão, nos primeiros 30.000 (trinta mil quilômetros) km ou nas primeiras 2000 (duas mil) horas de funcionamento, nas condições da tabela abaixo. (Peso oito)


Tabela 1 - Tipo de via e tarefa a ser cumprida.

ROA 73 - Nas condições da tabela 1, possuir quilometragem média entre falhas superior a 4.000 km (quatro mil quilômetros) e a quantidade de horas de funcionamento média entre falhas superior a 250 (duzentos e cinquenta ) horas. (Peso oito)

ROA 74 - Nas condições da tabela 1, possuir indice de disponibilidade inerente superior a 80% (oitenta por cento). (Peso oito)

ROA 75 - Possuir volante de direção regulável em elevação e profundidade. (Peso seis)

ROA 76 - Possuir ampla porta traseira, que permita o embarque e o desembarque da carga transportada e o rápido embarque e desembarque da guarnição. A porta deve ser acionada do compartimento do motorista e da guarnição. (Peso dez)

ROA 77 - Possuir condições de transportar, independente do tipo de armamento, implemento ou torre com que for dotada, no minimo 05 (cinco) militares, incluindo o motorista e o atirador. (Peso dez)

ROA 78 - Possuir condições de transportar, independente do tipo de armamento, implemento ou torre com que for dotada, no mínimo 0,5 m3 (zero vírgula cinco metros cúbicos) de material especializado de Engenharia (Peso nove)

ROA 79 - Ser armado com 01 (uma) metralhadora 7,62 mm (sete vírgula sessenta e dois milímetros), guarnecida por 1 (um) homem, montada sobre reparo veicular simples ou torreta blindada, ambos com movimento horizontal de 360º (trezentos e sessenta graus). (Peso dez)

ROA 80 - Possuir no compartimento de combate porta de acesso ao compartimento do motor (ou painel removível), que permita ao motorista ou a guarnição realizar pequenos trabalhos de manutenção, sem sair da viatura e sem necessidade da abertura da tampa externa do compartimento do motor. O acesso ao compartimento do motor pelo lado externo deverá ser facilitado, com tampa externa capaz de ser levantada pelo motorista da viatura sem auxílio de talha. (Peso dez)

ROA 81 - Possuir no compartimento de combate periscópios de visão diurna ou blocos de visão direta, nas laterais e retaguarda (ou no teto) da viatura, que permitam a guarnição observar o campo de batalha próximo ao blindado. (Peso dez)

ROA 82 - Possuir no compartimento de combate equipamentos, componentes diversos da viatura, suportes de material e depósitos com um mínimo de “cantos vivos” ou peças pontiagudas, que possam vir a causar danos a guarnição da viatura durante os deslocamentos através do campo ou nas situações de emergência em combate. (Peso dez)

ROA 83 - Possuir um Sistema de Interface Comum, fixado na frente da viatura, que permita o rápido acoplamento e o desacoplamento dos seguintes implementos intercambiáveis:

a) Lâmina reta, com comando no interior da viatura, com capacidade de remover obstáculos e realizar pequenos trabalhos de movimentação de material,

b) Pá carregadeira, com comando no interior da viatura, com capacidade para carregar material e remover obstáculos, e

c) Braço de escavadeira, para pequenos serviços de abertura de trincheiras e espaldões. (Peso dez)

ROA 84 - Possuir câmera(s) de vídeo a fim de permitir que o operador tenha visão, diurna e noturna, de todo o raio de utilização dos implementos. (Peso sete)

ROA 85 - Possuir equipamento de visão noturna para o motorista/operador dos implementos. (Peso sete)

ROA 86 - Possuir, o Sistema de Interface, componentes hidráulicos que transmitam potência a diferentes implementos de Engenharia (acessórios intercambiáveis). (Peso dez)

ROA 87 - Possuir, o Sistema de Interface, vedação contra entrada de água, poeira e areia nos compartimentos internos da viatura, permitindo o funcionamento dos implementos mesmo em condições adversas. (Peso dez)

ROA 88 - Possuir controle eletro-hidráulico comandado pelo motorista, do interior do veículo, possibilitando as seguintes operações nos implementos:

a) Lâmina Reta para Obstáculos - controlar o implemento em 3 (três) posições (Peso dez)

- recolhido para deslocamento,

- fixado em uma altura determinada pelo operador para operações de movimentação de materiais, e

- flutuante para nivelamento do terreno.

b) Pá Carregadeira (Peso dez)

(1) Movimento em forma contínua da pá com as opções de:

- levantamento da pá,

- manter a posição da pá (neutro), e

- descida da pá.

(2) Movimento em forma contínua da pá carregadeira de:

- inclinação para trás,

- manter a posição da pá (neutro), e

- movimento para despejo de materiais.

c) Braço de Escavadeira (Peso dez)

(l) Assentamento das sapatas de apoio no solo

(2) 4 (quatro) movimentos simultâneos:

- oscilação horizontal do braço - possibilidade de rotação a esquerda e a direita, de no mínimo 45º (quarenta e cinco graus) para ambos os lados, totalizando 90º (noventa graus), de forma contínua,

- movimento vertical do braço - permitindo realizar o movimento de elevar e abaixar o braço da escavadeira de modo contínuo,

- movimento da lança da escavadeira - para executar os movimentos de passo vertical de modo contínuo, e

- movimento da escavadeira - possibilitar o movimento de entrada para escavar o solo e de retorno para descarregar.

ROA 89 - Possuir sistema de travamento mecânico dos implementos quando recolhidos para deslocamento da viatura. (Peso nove) /p>

ROA 90 - A viatura deve permitir a evacuação do comandante e motorista equipados pela rampa traseira. (Peso dez).

ROA 91 - Ser capaz de receber correntes nos pneus para melhorar a trafegabilidade fora de estrada. (Peso oito).

3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)

ROD 1- Possuir sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). (Peso seis)

ROD 2 - Possuir escotilha de escape, por baixo do carro. (Peso cinco)

ROD 3 - Possuir sistema de detecção de incidência de raios laser sobre o carro. (Peso seis)

ROD 4 - Possuir baixa assinatura termica. (Peso seis)

ROD 5 - Possuir baixa assinatura radar. (Peso seis)

ROD 6 - Possuir sistema de aquecimento, capaz de manter as condições de conforto no interior da viatura, mesmo quando operando em regiões de frio intenso. (Peso seis)

ROD 7 - Possuir gerador auxiliar para a alimentação do sistema de comunicações, de ferramentas de Engenharia e de outros equipamentos, por períodos de tempo mínimos de doze horas, com a viatura parada e desligada. (Peso seis)

ROD 8 - Possuir sistema automático para detecção e extinção de incêndios. (Peso seis)

ROD 9 - Possuir sistema de suspensão com regulagem de altura do chassi em relação ao solo, que funcione com a viatura parada e em movimento. (Peso seis)

ROD 10 - Possuir condições para a instalação de sistema de orientação e navegação por satélites (“Global Positioning System” - GPS), com possibilidade de integração ao sistema de C2. (Peso quatro)

ROD 11 - Possuir GPS. (Peso seis).

ROD 12 - Possuir condições de ser lançada de aeronave militar, por intermédio de pára-quedas ou vôo a baixa altura. (Peso cinco)

ROD 13 - Possuir guincho, montado externamente (fixo ou amovível), capaz de tracionar viatura semelhante. (Peso seis)

ROD 14 - Possuir, na torre, periscópios de visão diurna para o comandante da viatura e para o atirador. (Peso seis)

ROD 15 - Possuir banco do motorista com encosto rebatível que permita a retirada do motorista em caso de emergência. (Peso cinco)

ROD 16 - Possuir condições de instalar dispositivo de identificação amigo ou inimigo (IFF-Identification of Friend or Foe) integrado ao sistema de comando e controle da viatura. (Peso seis)

ROD 17 - Possuir, para o equipamento de visão panorâmica do comandante, reconhecimento de imagens que possibilite realizar vigilância automática (automatic surveillance), com alarmes automáticos no caso de identificação de possíveis ameaças. (Peso seis)

ROD 18 - Possuir proteção balística para os optrônicos da torre (comandante e atirador). (Peso seis)

ROD 19 - Possuir, no interior da viatura, dispositivo(s) desumidificador(es), independente(s) do sistema de ar condicionado, para garantir o correto funcionamento dos equipamentos eletrônicos. (Peso seis)

ROD 20 - Possuir, na plataforma automotiva e na torre, sistemas eletrônicos resistentes a ataques de dispositivos bloqueadores de sinais (jammers). (Peso seis)

ROD 21 - Possuir dispositivo gerador de fumaça para dificultar a observação inimiga. (Peso seis)

ROD 22 - Possuir motor multicombustível. (Peso quatro)

ROD 23 - Possuir blindagem básica do chassi que ofereça proteção em toda a viatura a artificios inflamáveis do tipo “Coquetel Molotov”. (Peso seis)

ROD 24 - Possuir blindagem reativa, capaz de reduzir o poder de penetração de um projétil e/ou minimizar os efeitos de artefatos explosivos. (Peso quatro)

ROD 25 - Possuir blindagem ativa, que permita localizar, identificar e eliminar as ameaças antes que impactem a viatura. (Peso quatro)

ROD 26 - Possuir receptores para acesso de rede sem fio nos padrões 802.11 (a,b,g,n). (Peso quatro)

ROD 27 - Possuir proteção contra Dispositivos Explosivos Improvisados (DEI), diminuindo os danos fisicos sobre a guarnição. (Peso quatro)