EB20-RO-04.018

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO

Brasão das Armas Nacionais da República
 Federativa do Brasil

PORTARIA Nº 232-EME, DE 18 DE OUTUBRO DE 2018.

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XI, do art. 4º, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (EB10-R-01.007), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.053, de 11 de julho de 2018, e em conformidade com o §2º do art. 7º, combinado com o Bloco nº 3, do Anexo B das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 233, de 15 de março de 2016, resolve:

Art. 1º Ficam aprovados os Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate Obus Autopropulsado de 155 mm do Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.018), 1ª Edição, 2018, que com esta baixa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

REQUISITOS OPERACIONAIS DA VIATURA BLINDADA DE COMBATE OBUS AUTOPROPULSADO DE 155 MM DO SISTEMA DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (EB20-RO-04.018), 1ª EDIÇÃO, 2018.

ÍNDICE DE ASSUNTOS

1. TÍTULO

2. REFERÊNCIAS

3. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS (RO)

3.1 REQUISITOS OPERACIONAIS ABSOLUTOS (ROA)

3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)

3.3 REQUISITOS OPERACIONAIS COMPLEMENTARES (ROC) GLOSSÁRIO - ABREVIATURAS E SIGLAS

1. TÍTULO

Requisitos Operacionais da Viatura Blindada de Combate Obus Autopropulsado de 155 mm do Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.018), 1ª Edição, 2018.

2. REFERÊNCIAS

a. Portaria nº 467-EME, de 3 NOV 16, que aprova a Diretriz de Criação da Compreensão das Operações (COMOP) nº 07/2016, O Sistema de Artilharia de Campanha.

b. Condicionantes Doutrinárias e Operacionais nº 001/2017 (CONDOP nº 001/2017) - Sistema de Artilharia de Campanha (SAC).

c. CONDOP nº 002/2017 - Subsistema Linha de Fogo do Sistema de Artilharia de Campanha (SAC).

3. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS

3.1 REQUISITOS OPERACIONAIS ABSOLUTOS (ROA)

ROA 1 - Possuir como armamento principal 1 (um) obus de calibre 155 mm (cento e cinquenta e cinco milímetros) no padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Padrão OTAN). (Peso dez)

ROA 2 - Possuir tubo de comprimento igual ou superior a 39 (trinta e nove) vezes a medida do calibre. (Peso dez)

ROA 3 - Possuir o armamento a capacidade de atingir alvos com precisão de área (Circular Error Probable - CEP) menor que 80 m (oitenta metros), no alcance igual ou superior a 20 km (vinte quilômetros), utilizando munição convencional. (Peso dez)

ROA 4 - Possuir o armamento principal a capacidade de atingir com CEP menor que 120 m (cento e vinte metros) - alvos no alcance igual ou superior a 30 km (trinta quilômetros), utilizando munição assistida. (Peso dez)

ROA 5 - Operar e ser manutenida na Área Operacional do Continente (AOC), sob quaisquer condições climáticas, de dia e de noite. (Peso nove)

ROA 6 - Possuir, como armamento secundário, metralhadora de emprego geral, de calibre 12,7 x 99 mm (doze vírgula sete por noventa e nove milímetros), Padrão OTAN, capaz de atuar contra alvos aéreos, com a viatura estacionada ou em deslocamento. (Peso nove)

ROA 7 - Possuir torre com campo de tiro horizontal de 360º (trezentos e sessenta graus), dotada de sistema automático e sistema manual para o giro com travamento manual da torre, com as seguintes características:

a) estar disponível para o Chefe de Peça (CP) e o Apontador; e (Peso sete)

b) possibilitar giro da torre, estando o veículo nivelado, com qualquer inclinação do tubo do obuseiro. (Peso oito)

ROA 8 - Possuir dispositivo de movimentação vertical do tubo, dotado de sistema eletro-hidráulico e sistema manual, com as seguintes características:

a) estar disponível para o CP e o Atirador; e (Peso sete)

b) possibilitar a realização do tiro com qualquer inclinação admitida para o tubo. (Peso oito)

ROA 9 - Possuir sistema de pontaria em direção e alcance, com as seguintes possibilidades:

a) ser utilizado tanto para o tiro direto como para o tiro indireto; (Peso nove)

b) permitir a realização de tiros diretos à noite pelo armamento principal; e (Peso oito)

c) permitir a realização da pontaria do interior da viatura. (Peso oito)

ROA 10 - Possuir o armamento principal capacidade de utilizar munição Padrão OTAN que proporcione maior alcance e precisão. (Peso nove)

ROA 11 - Possuir sistema de ventilação e exaustão dos gases resultantes da combustão das cargas de projeção dos projéteis disparados pelo armamento principal. (Peso oito)

ROA 12 - Possuir capacidade mínima de armazenamento e transporte para 34 (trinta e quatro) tiros completos do armamento principal e 2.000 (dois mil) tiros do armamento secundário, sendo 500 (quinhentos) tiros para emprego imediato, na alimentação da arma. (Peso nove)

ROA 13 - Possuir acessos na parte traseira, destinados ao remuniciamento. (Peso sete)

ROA 14 - Possuir condições para a instalação de monitor de vídeo, visível ao CP, Motorista e Apontador, integrante do Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha (SISDAC), para apresentação dos comandos de tiro e outras informações. (Peso nove)

ROA 15 - Possuir trem de rolamento dotado de lagartas. (Peso dez)

ROA 16 - Possuir motor a óleo diesel, com alto grau de confiabilidade, capacidade de operação nas inclinações máximas admitidas para a viatura, boas condições de acesso e de manutenção, e baixo nível de emissão de fumaça, ruídos e calor. (Peso oito)

ROA 17 - Possuir caixa de transmissão automática. (Peso sete)

ROA 18 - Possuir autonomia, em estrada pavimentada, igual ou superior a 300 km (trezentos quilômetros), sem utilização de reservatórios complementares. (Peso nove)

ROA 19 - Possuir capacidade de conduzir e abrigar toda a guarnição da viatura (CP, motorista e serventes), equipada e armada, durante os deslocamentos. (Peso nove)

ROA 20 - Possuir dimensões, peso e recursos para fixação que permitam o seu transporte rodoferroviário na AOC. (Peso nove)

ROA 21 - Possuir capacidade de transporte para o ferramental de 1º (primeiro) escalão, bem como ferramentas de sapa. (Peso sete)

ROA 22 - Possuir locais adequados ao transporte de rede de camuflagem e de material individual da guarnição. (Peso sete)

ROA 23 - Possuir apoio para o tubo do armamento principal, com acionamento automático, a ser utilizado nos deslocamentos. (Peso sete)

ROA 24 - Ter mobilidade tática, expressa pela capacidade de deslocamento através campo, compatível com a tropa blindada. (Peso dez)

ROA 25 - Atingir e sustentar velocidade mínima de, pelo menos 10 km/h (dez quilômetros por hora) em qualquer terreno. (Peso nove)

ROA 26 - Possuir condições de ser embarcado em Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) e em Navio Doca Multipropósito (NDM). (Peso dez)

ROA 27 - Possuir blindagem básica que ofereça proteção em toda a viatura à penetração de projéteis de calibres 7,62 x 51 mm (sete vírgula sessenta e dois por cinquenta e um milímetros) e 5,56 x 45 mm (cinco vírgula cinquenta e seis por quarenta e cinco milímetros) disparados com elevação de 0º a 30º (zero a trinta graus) a 30 metros da viatura. (Peso oito)

ROA 28 - Possuir sistema de comunicações integrado à viatura em condições de transmitir e receber voz e dados. (Peso oito)

ROA 29 - Contar com documentação em língua portuguesa (manuais técnicos e operacionais, catálogos de peças e desenhos), ferramental, acessórios e equipamentos especiais para a manutenção em todos os escalões previstos. (Peso dez)

ROA 30 - Ser operado por guarnição de 6 (seis) militares: CP, motorista e serventes. (Peso sete)

ROA 31 - Possuir dispositivos ópticos que possibilitem ao CP e ao motorista, do interior da viatura, visão frontal num ângulo de 180º (cento e oitenta graus) em azimute. (Peso oito)

ROA 32 - Possuir sistema de iluminação no interior da torre e local do motorista. (Peso sete)

ROA 33 - Possuir sistema de iluminação externa e interna, com proteção física contra choque. (Peso sete)

ROA 34 - Possuir sistema de iluminação militar, que permita o deslocamento da viatura com disciplina de luzes. (Peso sete)

ROA 35 - Ter capacidade de realizar a pontaria e o disparo em menos de 3 (três) minutos, após a entrada em posição. (Peso dez)

ROA 36 - Movimentar-se (sair de posição), após o disparo, em menos de 3 (três) minutos. (Peso dez)

ROA 37 - Possuir sistema de carregamento semiautomático da granada e realizar o disparo na cadência contínua de tiro de pelo menos 4 (quatro) tiros por minuto (TPM), durante 3 (três) minutos. (Peso dez)

ROA 38 - Possuir condições de executar os diversos tipos de tiros previstos no manual C 6-40 - Técnica de Tiro de Artilharia de Campanha, volumes I e II (EME, 5ª edição, 2001) ou correspondente. (Peso dez)

ROA 39 - Ter condições de realizar a pontaria recíproca e os registros dos elementos de tiro de forma manual, com uso de lunetas, em caso de falha do sistema automático. (Peso dez)

ROA 40 - Possuir condições de receber sistema de navegação inercial e de posicionamento global por satélite (GPS ou equivalente). (Peso nove)

ROA 41 - Possuir radar de medição instantânea da velocidade inicial. (Peso oito)

ROA 42 - Possuir condições de receber equipamento capaz de transmitir dados de posição da peça e para o cálculo do tiro. (Peso nove)

ROA 43 - Ser pintado nas cores e padrões adotados pelo Exército Brasileiro. (Peso dez)

ROA 44 - Transpor rampa longitudinal de 60% (sessenta por cento) e rampa lateral de 30% (trinta por cento). (Peso oito)

ROA 45 - Transpor vaus de 1,05 m (um vírgula zero cinco metro) de profundidade. (Peso sete)

ROA 46 - Possuir sistema de comunicações que permita: (Peso nove)

a) a intercomunicação entre os membros da guarnição; e

b) a ligação sem fio entre o obuseiro e o Comandante da Linha de Fogo (CLF).

ROA 47 - Possuir sistema de combate a incêndio. (Peso nove)

ROA 48 - Possuir vida útil do tubo de, no mínimo, 2.000 (dois mil) tiros em carga máxima. (Peso nove).

ROA 49 - Possuir no mínimo 2 (duas) baterias, com, pelo menos, 1 (uma) para o sistema veicular e outra para os componentes eletrônicos, podendo esta última funcionar como bateria emergencial para uma eventual falha na ignição. (Peso dez)

ROA 50 - Atingir e sustentar velocidade máxima de, pelo menos, 40 km/h (quarenta quilômetros por hora) através campo. (Peso nove)

3.2 REQUISITOS OPERACIONAIS DESEJÁVEIS (ROD)

ROD 1 - Possuir sistema de comunicações com a possibilidade de atender as necessidades da Linha de Fogo e efetuar a integração com os demais subsistemas e outros níveis de comando, tudo compatível com o sistema adotado pela Força Terrestre. (Peso seis)

ROD 2 - Realizar o disparo, após entrar em posição e operando integrado ao Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha no Nível Bateria, em um tempo máximo de 2 min (dois minutos), com uma guarnição de no máximo 6 (seis) homens (CP, motorista e serventes). (Peso seis)

ROD 3 - Sair de posição após o disparo, em um tempo máximo de 1 min 40 s (um minuto e quarenta segundos). (Peso seis)ROD 4 - Possuir sistema de carregamento automático da granada, e neste caso, possuir cadência contínua de tiro de pelo menos 6 (seis) TPM, durante 3 (três) minutos. (Peso quatro)

ROD 4 - Possuir sistema de carregamento automático da granada, e neste caso, possuir cadência contínua de tiro de pelo menos 6 (seis) TPM, durante 3 (três) minutos. (Peso quatro)

ROD 5 - Possuir o armamento principal ângulo de tiro vertical compreendido entre 0° e +70° (zero e setenta graus), com tolerância de 5° (cinco graus) para mais e para menos. (Peso seis)

ROD 6 - Possuir o armamento principal velocidade de giro igual ou superior a 10°/s (dez graus por segundo), para o mecanismo de direção e igual ou superior a 5°/s (graus por segundo) para o mecanismo de elevação. (Peso seis)

ROD 7 - Executar o tiro direto (tiro tenso) do armamento principal até uma distância de 1.500 m (mil e quinhentos metros). (Peso seis).

ROD 8 - Utilizar como motor e chassi básico, material produzido ou a ser produzido pela indústria nacional, ou que já seja utilizado em outras viaturas do Exército Brasileiro. (Peso cinco)

ROD 9 - Possuir reservatório de combustível resistente à corrosão e colocado de forma a minimizar os riscos de incêndio ou explosão causados pelo impacto de munição perfurante ou incendiária. (Peso quatro)

ROD 10 - Atingir, em estrada pavimentada, a velocidade de 60 km/h (sessenta quilômetros por hora). (Peso seis)

ROD 11 - Atingir e sustentar, em qualquer terreno, a velocidade de 20 km/h (vinte quilômetros por hora). (Peso cinco)

ROD 12 - Transpor vão horizontal ou trincheira de 2 m (dois metros). (Peso seis)

ROD 13 - Transpor degraus rígidos de 0,90 m (zero vírgula noventa metro). (Peso seis)

ROD 14 - Atravessar, sem preparação, cursos d’água de 1,20 m (um vírgula vinte metro) de profundidade. (Peso cinco)

ROD 15 - Possuir blindagem resistente a projetis perfurantes de calibre 7,62 x 51 mm (sete vírgula sessenta e dois por cinquenta e um milímetros), a 100 m (cem metros) de distância e com impactos com ângulo de incidência de 90º (noventa graus); e a estilhaços de granadas de calibre 155 mm (cento e cinquenta e cinco milímetros) a 80 m (oitenta metros) de distância. (Peso seis)

ROD 16 - Possuir proteção contra minas terrestres anticarro. (Peso seis)

ROD 17 - Dispor de proteção para as quinas vivas no interior da viatura e permitir arranjos ergonômicos internos que maximizem o conforto à tripulação, e facilitem o acesso aos equipamentos de movimentação da torre e do tubo e a condução do veículo. (Peso cinco)

ROD 18 - Ser operado por guarnição composta por 5 (cinco) militares (CP, motorista e serventes). (Peso cinco)

ROD 19 - Possuir dispositivos de visão noturna para o CP e para o Motorista de modo a possibilitar a orientação e condução do veículo. (Peso quatro)

ROD 20 - Possuir escotilha de uso exclusivo do motorista e duas escotilhas na parte superior da torre para utilização por membros da guarnição, permitindo uma delas o acesso ao armamento secundário. (Peso quatro)

ROD 21 - Possuir sistema de proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (agentes QBRN), minimizando possíveis danos físicos sobre a guarnição. (Peso seis)

ROD 22 - Possuir baixa assinatura térmica e de radar. (Peso cinco)

ROD 23 - Possuir dispositivo de camuflagem da torre e da parte inferior da viatura de modo independente, de forma a possibilitar a execução do tiro com o material instalado. (Peso seis)

ROD 24 - Possuir sistema fumígeno para mascaramento da viatura, com acionamento comandado de seu interior. (Peso cinco)

ROD 25 - Efetuar a alimentação e o carregamento do tubo, estando este em qualquer posição. (Peso quatro)

ROD 26 - Possuir equipamento que meça distâncias automaticamente, para o tiro direto. (Peso quatro)

ROD 27 - Possuir sistema contra incêndio no compartimento do motor. (Peso quatro)

ROD 28 - Ter condições de ser embarcado em balsas chatas orgânicas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. (Peso cinco)

ROD 29 - Ter condições de ser transportado em aeronaves do tipo C-130 ou KC-390. (Peso cinco)

ROD 30 - Possuir sistema de guincho próprio, permitindo ser rebocada no caso de fortuita necessidade. (Peso seis)

ROD 31 - Possuir sistema de navegação inercial integrado ao GPS e a equipamentos capazes de fornecer, via rádio criptografado, dados da posição e das condições da peça. (Peso seis)

ROD 32 - Possuir sistema de ar-condicionado capaz de manter, no interior dos compartimentos habitados, as condições de conforto térmico da guarnição e de eficiente funcionamento dos equipamentos eletrônicos. (Peso seis)

ROD 33 - Possuir blindagem básica que ofereça proteção para o compartimento habitado à penetração de projéteis de calibres 7,62 x 51 mm (sete vírgula sessenta e dois por cinquenta e um milímetros) perfurantes. (Peso seis)

3.3 REQUISITOS OPERACIONAIS COMPLEMENTARES (ROC)

ROC 1 - Possuir torre passível de utilização em outras plataformas que não a básica. (Peso um)

ROC 2 - Possuir o motor colocado na parte anterior da viatura. (Peso um)

ROC 3 - Possuir o motor da viatura capacidade de utilizar combustível alternativo. (Peso três)