Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Soldado
Início do conteúdo da página
  • Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 16h26
  • Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 16h34

 

Dia do Soldado: celebrado com grandeza

Hoje, 25 de agosto de 2021, é celebrado o Dia do Soldado. Para comemorar essa data tão significativa para o Exército Brasileiro, a Secretaria-Geral do Exército coordenou a cerimônia na avenida do Exército.

O Presidente da República acompanhado do Comandante do Exército, anfitrião do evento, realizaram a imposição das insígnias em estandartes de Organizações Militares e em algumas personalidades civis e militares que se tornaram merecedoras da condecoração. Foram entregues as seguintes medalhas: Ordem do Mérito Militar, Medalha do Pacificador e Medalha Exército Brasileiro. A hora da condecoração emociona os agraciados e os familiares sendo um brilho a mais na cerimônia.

O destaque da solenidade foi a presença da invicta espada do Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro e o homenageado do dia. 25 de agosto é a data de seu nascimento, por isso, o dia escolhido para celebrar o Dia do Soldado. A espada de aço do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias materializou, no evento, a bravura, a bondade e sentimento de dever desse ilustre Soldado do Brasil, o qual devemos honrar por sua essência, sua alma simples e sua nobreza e lealdade à Pátria.

A espada foi empunhada por Caxias na pacificação das revoltas liberais em Minas Gerais e em São Paulo, em 1842; na Revolução Farroupilha, em 1845; nas campanhas contra Oribe e Rosas, entre 1851 e 1852. e, ainda foi utilizada na Guerra da Tríplice Aliança, no período de 1867 a 1869. Atualmente, esta relíquia histórica integra o acervo do museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de onde só é retirada em condições especiais, de alto sentido cívico. Hoje foi a quarta vez, em 96 anos, que a espada saiu do Instituto.

O evento cívico traz o sentimento de patriotismo e amor à Nação Brasileira comum a todos os Soldados. Estavam presentes na cerimônia, o Presidente da República; o Presidente da República da Guiné-Bissau; o Vice-Presidente da República; o Presidente do Senado; o Presidente da Câmera dos Deputados. Ministros de Estado; integrantes dos Três Poderes; adidos militares; o Comandante da Marinha do Brasil; o Comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas também prestigiaram o evento. E, ainda, haviam os integrantes do Ministério da Defesa, do Almirantado, do Alto Comando do Exército, da Força Aérea Brasileira, do Exército de ontem e de hoje, Oficiais-Generais, Oficiais e Praças das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Destacamos a presença de cidadãos tanto nas tribunas como na praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais.

A cerimônia contou com a apresentação da Banda Marcial, do Batalhão da Guarda Presidencial e Granadeiros. Em seguida, ocorreu o grandioso desfile da tropa motorizada destacando os tipos de viaturas que podem ser usadas nas missões, da tropa a pé representando as dezenas de Organizações Militar do Distrito Federal e, para finalizar a tropa hipo-móvel que representa o Exército de ontem, com seus cavaleiros em uniformes históricos em cavalgada para a vitória.

Em continuidade às comemorações, a exposição temática do Dia do Soldado, na Praça Cívica, permanecerá até o dia 29 de agosto de 2021.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página